Rotina: peça-chave para manter o controle do Diabetes

Manter a rotina no dia a dia pode ser um dos grandes segredos para o sucesso no controle do Diabetes.

Isso vale tanto para quem tem Diabetes tipo 1, quanto para o tipo 2. Medicamentos sempre nos mesmos horários,  insulinas também,se alimentar com opções saudáveis….tudo isso conta muito! O stress, a falta de sono, o tabagismo, o sedentarismo são extremamente nocivos para nossa glicemia!

Algumas coisas são fundamentais para a vida SAUDÁVEL de quem tem diabetes:

 Alimentação regrada – comer com intervalos de 3 horas,  dar preferência a alimentos mais saudáveis. E não se esquecer de quando foi abusar – seja por aquele cheese salada, aquela pizza ou churrasco – o ideal é que monitore as glicemias a cada 2 horas e corrigir se necessário.

 Atividade física diária –  no mínimo 30 minutos por dia. O ideal, claro, é fazer um pouco mais, mas, para quem não gosta de praticar esporte algum, vale pelo menos uma caminhada, subir escadas, pular corda, jogar futebol…vale tudo!!! Fazer algo que de prazer é a melhor forma de se exercitar sem sofrimento!

 Medir a glicemia regularmente – para quem tem DM1 é quase inconcebível imaginar a vida sem as pontas de dedo! Para comer, malhar, dormir, sair, dormir….quanto mais medições, mais fácil de traçar um gráfico do tratamento. Já para os DM2, é importante seguir as recomendações médicas: alguns precisarão monitorar mais, outros não. Para acompanhar suas medições, o Aplicativo Dr. CUCO está preparando uma nova versão que permitirá a inserção dos valores da sua medição e posterior acompanhamento via App.

 Dormir bem – é preciso sempre descansar. Ajuda no controle, mantém a disposição para o dia a dia e para os exercícios. A falta de sono influencia e muito o nosso controle glicêmico. O corpo mal descansado fica mais resistente à ação da insulina.

 Fazer os exames de rotina e acompanhamento médico – São os exames que nos mostrarão como anda nosso corpo e nosso esforço para manter o Diabetes em ordem: Hemoglobina Glicada, Glicemia em Jejum, Colesterol total e Fraçoes, TSH, T4, exames de urina para checar a função renal, e fundo de olho ( o oftalmologista pode pedir uma Angiofluorescenciografia por exemplo). Fique atento!

 

Quem escreve:

aline_clube_diabetes

Aline Peach Arruda Botelho é publicitária há 20 anos. Convive com Diabetes tipo 1 há 37 anos e é fundadora do site Clube do Diabetes há 4 anos, onde leva informação ao público sobre saúde, bem estar, qualidade de vida

Deixe uma resposta

Bitnami