Dicas de Aline Peach para se alimentar melhor :)

Há algum tempo atrás passei por uma  consulta bem demorada com uma das nutris que me acompanham, a Dra. Rosana Cardoso, que trabalha com um grupo grande de pacientes renais. Na ocasião, ela  me passou uma relação de dicas para me alimentar melhor. Algumas delas quero compartilhar com vocês, pois são simples e valem ouro!

Você mastiga bem os alimentos?  O ideal, para a boa digestão, se mastigarmos cerca de 30 vezes antes de engolir o alimento. E para quem tem diabetes é muito importante, pois nossa digestão tende a ser mais lenta.

Além disso, algo que aboli do horário das refeições desde os 10 anos de idade foi a ingestão de líquidos , até 15 minutos antes de comer ou  2 horas depois.

Sabemos que fracionar a dieta em 5 a 6 refeições por dia é fundamental! Muitos acham que é para acelerar o metabolismo mas não é só isso!!! Desta forma, evitamos variações glicêmicas de hipo e hiperglicemias.

Que tal cozinhar usando temperos naturais? Me lembro que usava muitos temperos prontos, e isso foi cortado também! Esses condimentos contém muito sódio, que faz mal para todos, e para nós também! Que tal usar  hortelã, manjericão, orégano, gengibre, alecrim, alho, açafrão? Fica muito mais saboroso!

Além do bom e velho prato variado e colorido, o desafio dos finais de semana é constante! Se for possível, o ideal seria não variarmos tanto o cardápio, ou tentar manter horários de alimentação. Mas como costumamos relaxar um pouco, a dica é: não descuide da sua glicemia!

Cuide de seus hábitos no dia a dia ! Seu corpo agradecerá, sempre!

Quem escreve:

aline_clube_diabetes

Aline Peach Arruda Botelho é publicitária há 20 anos. Convive com Diabetes tipo 1 há 37 anos e é fundadora do site Clube do Diabetes há 4 anos, onde leva informação ao público sobre saúde, bem estar, qualidade de vida

Deixe uma resposta

Bitnami