9 dicas para combater um estilo de vida sedentário

Um aumento no número de pessoas que seguem um estilo de vida sedentário começa a gerar cada vez mais preocupação e já é considerado um dos perigos do século, pois junto com esse estilo de vida, associasse diversos outros problemas, como por exemplo a obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes.
Não quer fazer parte dessa estatística não é mesmo, então confira 9 dicas bem fáceis de seguir para combater o sedentarismo:

1 – Caminhe

Existem diversas pesquisas que apontam os benefícios para a saúde que uma simples caminhada de 30 minutos por dia podem trazer. Não é nada difícil dedicar pelo menos meia hora do nosso dia para andar um pouco né? Faz bem para o corpo e também para a mente, pois é um ótimo momento para refletirmos sobre a nossa vida.

2- Use as escadas

Estudos apontam que subir escadas pode queimar mais calorias por minuto do que uma corrida, interessante né? Na próxima vez, que tal ao invés de usar o elevador, você escolher as escadas? É saudável e não é nada difícil!

3-Fique de pé

Se você trabalha muito tempo sentado, é bem importante que não se esqueça de se levantar e se movimentar um pouco a cada 20 minutos.

4-Lave a louça

Lavar a louça, oi? É um pouco chato mas você sabia que é muito bom para ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue após as refeições, bem como o risco de resistência à insulina, a longo prazo? Caso faça suas refeições fora de casa, faça uma caminhada, aproveitando um passeio com os companheiros de trabalho ou familiares 🙂

5- Levante-se nos horários dos comerciais

Se assiste Televisão em casa, você pode usar os horários do intervalo dos seus programas de TV favorito para se exercitar, como algumas flexões, abdominais, agachamentos, ou qualquer outra atividade física…

6-Saia para uma corrida

Você não precisa ser um especialista para saber os benefícios que uma corrida podem proporcionar. Estudos recentes afirmam que correr de 5 a 10 minutos por dia a velocidades baixas está associado a redução nos riscos de morte por diversos tipos de doenças cardiovasculares.

7- Faça jardinagem

Qualquer jardineiro pode lhe dizer o quanto de esforço físico é envolvido nas diversas atividades de jardinagem. A Associação Americana do Coração inclusive considera a jardinagem um dos diversos tipos de exercício de carga moderada. Além de ajudar na parte física, é uma ótima atividade para estimular mentalmente e espiritualmente as pessoas.

8-Estacione mais distante

Desde que pare em um lugar seguro, se esforce para estacionar seu carro um pouco mais distante do que de costume, assim você pode caminhar alguns passos a mais. Todo passo conta e esses passos extras podem aumentar o nível de atividade física do seu dia. Comece a medir quantos passos você dá ao longo do dia através de um Aplicativo e veja a diferença no número de passadas com mudanças simples de hábitos.

9- Já pensou em substituir o carro por uma caminhada, bike ou transporte público até o trabalho?

Normalmente o transporte que você usa até o trabalho tem um impacto enorme na sua saúde. Usar transportes alternativos como os listados, além de serem mais ecológicos, previnem também a obesidade e diversas doenças cardíacas.

Se puder fazer todas ou grande parte das dicas dessa lista, com certeza estará indo em direção a uma vida mais saudável!

Segue algum tratamento médico e precisa de ajuda para não esquecer de tomar seus medicamentos na hora certa? Já ouviu falar do Aplicativo de Lembrete de Medicamentos Dr. CUCO? Ele pode te ajudar nesse desafio, clique aqui para saber mais.

Deixe uma resposta

Bitnami