Conheça a Liz e confira dicas sobre o guia alimentar e hábitos saudáveis :)

Olá! Meu nome é Elizangela, sou nutricionista, e a partir de agora nos encontraremos aqui no Blog Sou Paciente!

 No início de cada mês teremos uma postagem sobre sazonalidade de vegetais, para sabermos quais são as frutas, verduras e legumes características da época. Essas dicas ajudam na hora de fazer as compras de alimentos para o consumo da família, uma vez que os vegetais da época são mais facilmente encontrados, mais financeiramente acessíveis e mais nutritivos também! Estar atendo à sazonalidade facilita a manutenção de hábitos saudáveis e com um custo mais acessível.

Próximo à metade de cada mês teremos postagens especiais voltadas para temas de nutrição e saúde. Começaremos falando um pouco sobre alimentação saudável e alguns conceitos da nutrição que são frequentemente utilizados em nosso cotidiano. Mais adiante vamos explorar a alimentação como aliada no tratamento e na convivência com algumas doenças crônicas. Juntos vamos descobrir o papel da nutrição em nossa saúde!

E para começar o assunto sobre alimentação saudável… Você sabia que existe um documento nacional que direciona a alimentação saudável para a nossa população? A primeira edição do Guia Alimentar para a População Brasileira foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde no ano de 2006, apresentando as primeiras diretrizes oficiais que tiveram como referência a população brasileira.

Em 2014 foi publicado uma nova edição do Guia Alimentar para a População Brasileira, mais atualizado e trazendo conceitos muito interessantes. Nessa nova versão é possível perceber um olhar diferente sobre a alimentação, valorizando a cultura alimentar, a sustentabilidade, a acessibilidade, a harmonia, o cozinhar as próprias refeições, o comportamento alimentar, a alimentação consciente, entre outros pontos. O guia conceitua os níveis de processamento dos alimentos na indústria e preconiza que a base da alimentação deve ser constituída de alimentos que sofreram pouco ou nenhum processamento industrial (alimentos in natura e minimamente processados).

Se você gosta do assunto e se interessa em melhorar os seus hábitos alimentares e os da sua família, vale a pena conhecer esse documento. O Guia Alimentar para a População Brasileira é disponilizado gratuitamente na internet e pode ser acessado aqui.

Até a próxima! 🙂

20161225_0332031
Elizangela Camargo Rodrigues
Nutricionista, especialista em Nutrição Materno Infantil e mestranda em Nutrição pela UFSC. É membro do Grupo de Pesquisa Comportamento e Consumo Alimentar – UFSC.

 

Deixe uma resposta

Bitnami